segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Segunda Sem Carne




Hoje é dia de Segunda Sem Carne!

A campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso da carne (seja bovina, de aves, peixes e /ou qualquer outro animal) na alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais, convidando-as a retirar a carne do prato ao menos uma vez na semana, descobrindo assim novos sabores e possibilidades na alimentação.

Pelas Pessoas

Uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, como obesidade, hipertensão arterial, câncer, diabetes, entre outras.

Pelos Animais

Atualmente são mortos cerca de 70 bilhões de animais terrestres ao ano no mundo, com a justificativa de que precisamos nos alimentar. No entanto, o reino vegetal é plenamente rico e capaz de nos fornecer alimento suficiente e de forma saudável. Assim como nós, os animais não-humanos sentem dor e medo e desejam viver de forma livre, junto aos seus semelhantes.

Pelo Planeta/Sociedade

Grande parte dos grãos produzidos hoje no mundo é destinada à alimentação dos animais, sendo 60% do milho e cevada e até 97% do farelo de soja. A maior parte dos produtos de origem animal (carnes, ovos, laticínios) é consumida pela população mais rica, em detrimento às populações mais pobres, que não possuem acesso fácil à alimentação de origem animal. Em um planeta onde cerca de 1 bilhão de pessoas passa fome, a água e as terras utilizadas para a criação de gado poderiam ser usadas para alimentar as pessoas. A criação de animais para abate é uma forma ineficiente de produzir alimentos: para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 quilos de proteína vegetal.


Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.


CLIQUE AQUI e faça o download da cartilha "Impactos Ambientais da Produção de Carne".


CLIQUE AQUI e faça o download do parecer médico "Saúde Sem Carne: Benefícios à Saúde" (SVB, 2012).


CLIQUE AQUI e conheça algumas receitas!




Nenhum comentário: