segunda-feira, 18 de março de 2013

Cultura Veg aborda ética na relação homem-animal nesta quarta na Livraria Cultura

Por Aline Vieira Costa

Em um mundo globalizado onde as informações ajudam a aumentar o número de vegetarianos em todos os países, há quem opte por não comer animais por questões ambientais ou de saúde. Há ainda aqueles cativados por motivos éticos e filosóficos. Mas, por que não seria ético comê-los? Pensando nesse questionamento, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) realiza nesta quarta-feira (20/03) a quinta edição do Cultura Veg , cujo tema será "O animal que (não) sou: animal humano e alma animal". O evento começa às 19h no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, onde haverá degustação de lanche vegano.

O palestrante da vez chama-se Marcelo Pelizzoli, pós-doutor em Bioética e professor dos mestrados de Saúde Coletiva, Direitos Humanos e Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com ele, o tema será trabalhado de forma a resgatar conceitos de animal, alma, relação do homem com o seu animal interior, ao mesmo tempo ligando com a alma do mundo e a alma animal, com base no saber de comunidades antigas.  “A compreensão deste processo traz nova luz à relação do homem com o animal que ele é e não é. O animal 'almado' e o homem animado podem ensinar a reviver em tempos desanimadores’’.

De acordo com a coordenadora da SVB Recife, Bárbara Bastos, esta edição terá um destaque maior sobre os aspectos filosóficos da relação entre humanos e o outros animais, as afinidades e diferenças, com o intuito de promover a aproximação entre ambos. “O Cultura Veg tem o objetivo de promover o vegetarianismo e incitar a reflexão e o debate sobre temas relacionados, como a Ética Animal, Nutrição e Saúde, Segurança Alimentar, Ética Ambiental, dentre outros, que consideram outra perspectiva ideológica e de consumo, levando principalmente em consideração o tratamento e a relação com os animais não-humanos”, relata o organizador do Cultura Veg, Tiago Barreto.

SERVIÇO: 5º Cultura Veg
LOCAL: Livraria Cultura Paço Alfândega (Recife Antigo)
HORÁRIO: 19h às 21h
ENTRADA: Gratuita

Nenhum comentário: