quarta-feira, 6 de março de 2013

Receitas Lanches Veganos IV Cultura Veg




Receitas dos lanches veganos oferecidos para degustação no 4º Cultura Veg (Tema Nutrição Vegetariana) do dia 27/02/2013:


Docinhos vivos / Foto: Régia Sofia


Docinhos vivos

1kg de castanha do pará
750g de uva passa
Coco ralado

Deixar de molho em água limpa as castanhas por 10 a 12h. Em outro recipiente, deixar de molho as uvas passa por 4h. Descartar a água do molho e triturar as castanhas e as uvas no liquidificador. Adicioná-las aos poucos, até obter uma boa consistência. Fazer as bolinhas e passar no coco para decorar.

A castanha do pará pode ser substituída por girassol sem casca, amêndoas (retirar a pele após o molho, castanha de caju crua, nozes. Outras frutas secas também podem entrar no lugar da uva passa, como tâmara ou damasco.


Hommus / Foto: Régia Sofia


Hommus

2 x de grão de bico cozido
4 c de sopa de tahine (misture bem antes de usar)
3 c de sopa de sumo de limão
1 dente de alho
água do cozimento do grão de bico de bico suficiente para dar a consistência desejada de pasta, mais ou menos 1/2 xícara.
azeite a gosto
sal a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso e liso. Sirva regado com azeite, acompanhado de pão árabe, ou torradas. Conserve na geladeira.
Na verdade tanto o limão quanto o alho, a água e o tahine fica a gosto de quem faz, não existe duas casas árabes que tenham o mesmo hommus.


Queijo de Castanhas / Foto: Régia Sofia



Queijo de castanhas fermentado

2x de castanha de caju (não-torradas e sem sal)
20 unidades de castanha do Pará
2cc de missô (qualquer tipo)
3cc de suco de limão
1cc (rasa) de levedo de cerveja
sal marinho a gosto

Deixe as castanhas de molho por no mínimo 6 horas. Escorra e reserve a água. No liquidificador, triture as castanhas com o missô. Acrescente colheradas de água, só o suficiente pra fazer as lâminas continuarem girando (cuidado  pra não colocar água demais e transformar o creme em leite!). Você vai precisar desligar o liquidificador e mexer a pasta com uma espátula várias vezes durante o processo. Quando a mistura tiver se transformado em um creme espesso (sem pedacinhos de castanha) transfira tudo pra um recipiente de vidro, cubra com um pano limpo e deixe fermentar durante 24 horas. O queijo vai expandir ligeiramente, por isso é importante usar um recipiente que acomode a mistura com sobra (o ideal é que pelo menos 1/3 do recipiente fique vazio, deixando espaço pro queijo expandir durante a fermentação). Depois do periodo de fermentação, acrescente os outros ingredientes ao queijo e misture bem. Prove e corrija o sal. Junte um pouco mais de suco de limão se quiser um queijo mais ácido (eu uso 4cc de suco). Às vezes também junto uma pitada de pimenta do reino pra intensificar o sabor. Guarde bem tampado na geladeira. O queijo se conserva uma semana na geladeira. Rende um pouco mais de 2x.


Docinho Haribol

500g de farinha de amendoim ou de castanha do pará
200g de aveia fina
400g de uva passa
óleo de linhaça
gergelim
Açúcar mascavo a gosto

Bata a uva passa no liquidificador (ou processador de alimentos) até formar uma massa consistente. Reserve.
Em uma tigela, misture a farinha (de amendoim ou castanhas) com a aveia fina e a massa de uva passa. Use o óleo de linhaça para dar a liga. Use o quanto achar necessário para que os ingredientes se misturem e fiquem uma massa moldável. Use açúcar a gosto. Quanto menos, melhor. Quanto mais passas usar, menos açúcar irá precisar.
Molde as bolinhas e passe no gergelim.

Nenhum comentário: